Você sabe o que é amigdalite? Como o nome sugere, amigdalite é a inflamação e/ou inchaço das amígdalas. Essas, por sua vez, são duas estruturas arredondadas (gânglios linfáticos) situadas nas extremidades entre o céu da boca e a língua e têm como principal função ajudar a proteger a garganta contra a invasão de micro-organismos como germes e bactérias.
Os problemas relacionados a amigdalites são mais comuns no inverno, principalmente por causa do tempo seco e ambientes sempre fechados – o que facilita a proliferação de vírus e bactérias. Quando as amígdalas são atacadas por esses micro-organismos, o corpo reage na tentativa de combatê-los, acionando um processo inflamatório.
Crianças e adolescentes costumam sofrer mais com o problema. Não há consenso científico acerca dos motivos disso, mas estudos indicam que tem relação com a formação do sistema imunológico. Quanto mais novas as crianças, mais propício está o sistema ao ataque de bactérias e vírus. Há ainda médicos que realizam estudos para tentar encontrar fatores genéticos que ajudem a explicar porque apenas algumas pessoas sofrem de amigdalites crônicas e agudas.
Existem dois tipos de amigdalites, diferenciados de acordo com o tipo de invasor que causou a inflamação: bacteriana ou viral. As maneiras de como tratar amigdalite são bem parecidas nos dois casos.
Você já sabe o que é amigdalite e quais os dois tipos. Na maioria dos casos, a amigdalite é tratada e desaparece em poucos dias, permitindo que a pessoa volte a normalidade. Mas existem alguns pacientes que sofrem com a doença por vários dias, as vezes semanas e acabam tendo que conviver com o problema.
Dizemos que um paciente sofre de amigdalite crônica quando ele enfrenta a doença várias vezes num mesmo ano. E falamos que ele sofre de amigdalite aguda quando o quadro de inflamação dura vários dias, podendo se estender por semanas.
Pacientes com diagnóstico agudo ou crônico às vezes optam pela cirurgia de remoção de amígdalas. Mas só quem pode autorizar ou recomendar esse tipo de procedimento mais radical é um otorrinolaringologista, que irá avaliar cada caso e se a frequência com que o paciente sofre de amigdalite justifica a necessidade de uma cirurgia.
Poucas pessoas sabem identificar um quadro de amigdalite. No caso das crianças, os pais geralmente levam o pequeno para uma consulta com o pediatra pensando se tratar de apenas uma dor de garganta. Só após avaliação é que o médico pode atestar amigdalite. Nessas horas é fundamental contar com um lugar que alie excelentes profissionais, estrutura de ponta e capacidade de realização de exames de várias complexidades. A Clínica Sette Kids é esse lugar.
Referência em Guarulhos e região, a Sette Kids conta com pediatras, otorrinos, fonoaudiólogos infantis e uma série de especialidades médicas para cuidar da saúde de crianças, inclusive daquelas que têm necessidades especiais. Entre em contato e saiba mais cuidados.